Mensagem do Presidente

Cientes de que a história desta entidade é o resultado de uma construção permanente e ininterrupta de todos aqueles que acreditam que a força do conjunto é mais do que soma de interesses individuais, e, mantém a mesma energia e empenho de quando iniciou a sua já longa caminhada (41 anos), pela via fantástica das artes marciais. Esta viagem no tempo consolidou uma organização forte, coesa e que se aconselha.

Conserva como principais objetivos, o ensino e a prática desta arte marcial o mais fiel possível à linha do estilo Shotokan tradicional e desportiva competitiva.

São reconhecidas internacionalmente, as capacidades técnicas, organizativas, disciplinares e de bem receber da Amicale Karate.

Na nossa existência, passamos de uma pequena organização que se situava na zona de Santarém para uma grande organização a nível nacional com cerca de cinco centenas de praticantes. O movimento associativo foi crescendo/diminuindo ao longo do seu percurso, tendo ocorrido, contudo, alguns percalços no seu caminho.

Presentemente tem dez clubes, com cerca de trezentos praticantes.

Tem no seu seio Treinadores/Instrutores altamente qualificados e reconhecidos, com as mais altas graduações a nível distrital e nacional promovendo elos de ligação baseados no ensino, lealdade, disciplina e correção e nos mais altos padrões de ensino técnico. São possuidores de Cédula Profissional certificada pelo IPDJ (Instituto português do Desporto e Juventude) e pela FNK-P (Federação Nacional de Karate – Portugal).

A Associação fez uma aposta fortíssima e inequívoca na evolução técnica dos seus Treinadores, Árbitros e Associados através da participação nos múltiplos acontecimentos tradicionais e desportivos, Nacionais e Internacionais, nomeadamente a (W.K.F.) (World Karate Federation) e na (W.F.F.) (World Fudokan Federation) de entre outras. Toda esta aposta dá corpo e forma ao espírito das artes marciais de que estamos impregnados.

É óbvio que o sentimento generalizado que se vive no seio da Associação é de regozijo pelas muitas vitórias alcançadas, a nível Internacional e Nacional, mas também de algum inconformismo face à procura incessante do aperfeiçoamento técnico dos seus quadros.

É nesta base que a Amicale Karate tem patrocinado, nos últimos anos a participação dos seus melhores atletas em Competições Internacionais (Europeus e Mundiais) e na melhoria da formação dos seus Técnicos de Arbitragem em formações da WKF e da WFF.

Organizamos anualmente, diversos eventos de formação técnica, Estágios Nacionais e Internacionais bem como Competições Desportivas Nacionais e Internacionais.

Atualmente a Direção Técnica da Associação presta apoio técnico e logístico na área desportiva competitiva à World Fudokan Federation (WFF).

Os nossos objetivos são proporcionar aos karatecas formas de aperfeiçoamento técnico e o fortalecimento dos laços de amizade entre os praticantes e respetivas famílias, através do convívio que este tipo de evento proporciona.

Esta é uma Associação desportiva onde todos sem exceção serão bem acolhidos com a alegria e paixão como sempre o fizemos ao longo da nossa existência, que se aconselha, enquanto organização que procura oferecer a todos um serviço do ensino do Karate Do de excelência.

O nosso maior sentimento é a alegria, plena e incondicional, de estarmos aqui, todos juntos, reafirmando a nossa confiança na Amicale Karate. Ous